Skip to Menu Skip to Search Contate-nos Mozambique Websites & Idiomas Skip to Content

A exposição ocupacional à sílica respirável ocorre em uma variedade de indústrias e profissões, uma vez que a sílica ocorre naturalmente em uma grande variedade de materiais e produtos comuns.

Muitos problemas de saúde têm sido relacionados com a exposição sílica respirável. A SGS tem a competência, o equipamento e a experiência para fornecer a análise de sílica necessária para monitorar a segurança de seu local de trabalho e manter sua equipe saudável.  

A SGS utiliza métodos de ensaio mineralógico, incluindo difração de raio X (XRD), para determinar sílica livre e respirável. A XRD fornece a rápida identificação de minerais, e revela informações detalhadas sobre a composição química e a estrutura cristalográfica de suas amostras. Ele é útil para a identificação de fases de grão fino, que são difíceis de identificar visualmente, através de microscópio eletrônico de varredura/espectrômetro dispersivo de energia (MEV/EDS) ou avaliação quantitativa de materiais através da microscopia eletrônica de varredura (QEMSCAN™).

Determinação XRD quantitativa de sílica livre (alfa-quartzo) - amostra global

Para este teste, uma amostra global é analisada e a percentagem de sílica livre (como alfa -quartzo) é reportada. O teor de sílica livre é calculado através da comparação das principais intensidades de pico de quartzo da amostra com as de uma mistura de fluoreto de lítio padrão (LiF).

Sílica respirável (quartzo Livre) em cartuchos de filtro de ar

No local de trabalho, a sílica respirável é carregada para um filtro de membrana de prata de 25 mm, com poros de 0.5 μm . Este filtro está localizado em um cartucho de filtro de ar, em um respirador. O filtro de membrana é removido do cartucho pela SGS e submetido para análise de XRD. Dois grandes picos de difração de quartzo são medidos para evitar erros devido à sobreposição de picos. A quantidade de quartzo presente é calculada comparando as intensidades de pico normalizadas da amostra com as intensidades de pico de padrões conhecidos. A calibração padrão é medida para garantir a qualidade da medição.

A equipe da SGS de mineralogistas aplicados e de processo possuem anos de experiência em caracterização. Temos o equipamento e a competência necessária para conduzir determinações de sílica rápidas e precisas e um amplo programa de controle de qualidade. Faça uma parceria conosco para garantir que seu local de trabalho seja um lugar saudável.