Skip to Menu Skip to Search Contate-nos Mozambique Websites & Idiomas Skip to Content

A ISO 14001:2015 propõe uma abordagem cada vez mais estratégica à gestão ambiental – conte com a SGS para fazer a transição para a nova edição.

A publicação da ISO 14001:2015 em setembro de 2015 é a etapa final do processo de revisão da norma. Essa versão substitui a ISO 14001:2004, embora haja um período de transição de três anos.

Oferecemos um conjunto de soluções para ajudar sua organização a fazer a transição da atual certificação ISO 14001:2004 para atender aos requisitos da ISO 14001:2015.

ISO 14001:2015 – principais mudanças

A ISO 14001:2015 adota a Estrutura de Alto Nível especificada no Anexo SL da ISO. Essa estrutura agora é obrigatória para todas as normas do sistema de gestão novas e revisadas.

A equipe ISO responsável pelo processo de revisão (subcomissão ISO/TC 207/SC1) identificou as seguintes mudanças emergentes como resultado da revisão.

Gestão ambiental estratégica

Há um novo requisito para compreender o contexto da organização ao identificar-se problemas externos e internos relacionados as suas atividades e ao meio ambiente. Ações para solucionar esses problemas no Sistema de Gestão Ambiental (SGA) também são necessárias.

Liderança

Uma nova cláusula foi adicionada, com responsabilidades específicas da alta administração, para que esta expresse sua liderança e compromisso com a gestão ambiental. A alta administração pode delegar essa atribuição a outras pessoas, mas permanecerá responsável por ela.

Proteção ambiental

A política ambiental deve incorporar um compromisso com a "proteção do meio ambiente" que inclua "prevenção da poluição" e "outros compromissos", tais como uso sustentável de recursos, mitigação e adaptação de mudanças climáticas, proteção da biodiversidade e dos ecossistemas.

Desempenho ambiental

O foco principal é melhorar o desempenho relativo à gestão de questões ambientais. A organização deve decidir os critérios de avaliação de seu desempenho ambiental usando os indicadores corretos.

Ciclo de vida

A organização precisará estender o controle e influência de seus impactos ambientais desde a aquisição/geração de matéria prima até o tratamento de resíduos. Isso não resulta na necessidade de realizar uma avaliação do ciclo de vida (ACV). No entanto, a organização precisará levar em consideração os estágios de produto/serviço que podem ser controlados ou influenciados.

Comunicação

Foi adicionada ênfase na comunicação interna e externa e tratamento igualitário de ambos. A decisão de comunicar externamente é retida pela organização levando-se em conta suas obrigações de conformidade.

Documentação

É usado o termo "informações documentadas" no lugar de "documentos" e "registros". A organização tem a flexibilidade de concluir quando os "procedimentos" são necessários. Qualquer formato (papel, nuvem etc.) será válido.

Transição da ISO 14001: 2004

As organizações que já têm o certificado ISO 14001:2004 terão três anos, a partir da publicação da nova versão para a qual estão migrando. Esse período de transição termina em setembro de 2018.

Como a SGS pode ajudar?

Oferecemos cursos de treinamento para ajudá-lo a compreender os requisitos da ISO 14001:2015 e o pensamento baseado em risco. Somos a primeira organização profissional de instrução e desenvolvimento a oferecer cursos de um dia como CPD Aprovado pelo IRCA.

Nossos especialistas podem realizar uma análise de falhas dos requisitos da ISO 14001:2015 para deixar a transição suave e transparente. Este exercício fornecerá à sua organização a assistência estruturada necessária para destacar até onde os sistemas e controles existentes atendem aos requisitos da ISO 14001:2015 ou identificar um plano de ação de implementação, onde necessário.

Entre em contato com a filial SGS mais próxima e comece o processo de transição para a ISO 14001:2015.

Contate hoje a filial mais próxima da SGS e inicie o processo de transição da ISO 14001.