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Demonstre o seu empenho na Gestão de Serviços TI

Os sistemas de Tecnologias de Informação (TI) desempenham um papel crucial em todas as áreas de negócio. Estes sistemas necessitam de supervisão constante por parte de profissionais de forma a se manterem actualizados e a funcionar adequadamente. Imagine, então, as consequências do seu fornecedor de serviços TI ou do seu próprio departamento TI não conseguir apresentar-lhe as soluções de que necessita. A certificação de Sistemas de Gestão de Serviços de Tecnologias de Informação (SGSTI), de acordo com a norma ISO 20000 e pela SGS ICS, apresenta uma abordagem estruturada que permite às organizações desenvolverem serviços TI de confiança. Constitui, também, uma oportunidade para as organizações salvaguardarem os seus Sistemas de Gestão TI.

Prove que se preocupa com a confiança das infra-estruturas TI

A certificação ISO 20000 permite-lhe demonstrar uma preocupação efectiva com infra-estruturas TI de confiança e apoiadas por profissionais. Adicionalmente, aumenta a satisfação geral dos clientes e trabalhadores, ao mesmo tempo que reforça continuamente a imagem corporativa das organizações.

O que é a ISO 20000?

A norma ISO 20000 foca as questões relacionadas com a gestão das TI através de uma abordagem helpdesk: os problemas são classificados, ajudando a identificar questões actuais ou interligações. A norma também considera a capacidade do sistema, os níveis de gestão necessários nas mudanças aos sistemas, orçamentação financeira, controlo e distribuição de software.

A ISO 20000, norma internacional que teve a Norma Inglesa BS 15000 como precursora, está perfeitamente alinhada com a abordagem à gestão por processos definida pela IT Infrastructure Library (ITIL) do Office for Government Commerce (Reino Unido).

A ISO 20000 apresenta duas partes principais:
A ISO 20000-1 é a especificação formal e define os requisitos para as organizações prestarem serviços de qualidade aceitável aos seus clientes (internos ou externos). O seu âmbito inclui:

  • Requisitos para um sistema de gestão
  • Planeamento e implementação da gestão do serviço
  • Planeamento e implementação de serviços novos ou alterações de serviços
  • Processo de prestação de serviços
  • Processos de relacionamento
  • Processos de resolução
  • Processos de controlo

A ISO 20000-2, por outro lado, é o Código de Práticas que descreve as boas práticas para processos de Gestão de Serviços. Este Código é particularmente útil para organizações que se estão a preparar para auditorias de acordo com a ISO 20000-1 ou a planear melhorias no serviço.

Benefícios

A reputação da ISO - International Organization for Standardization e o reconhecimento internacional do SGSTI de acordo com a ISO 20000 prestigiam a imagem de qualquer Organização. Esta certificação reduz o risco pois assegura o apoio por profissionais (internos ou externos) de confiança. Desta forma, além de facilitar a produtividade dos trabalhadores e do sistema TI, qualquer situação que envolva TI é rapidamente controlada e a dimensão dos danos potenciais é mais facilmente contida.

A certificação de SGSTI pela SGS ICS apoia as organizações a desenvolver e a melhorar o seu desempenho.

  • O Certificado ISO 20000 permite demonstrar altos níveis de qualidade e confiança dos serviços IT, quer em concursos internacionais quer na expansão nacional de novos negócios.
  • A avaliação regular efectuada pela SGS ICS apoia as organizações a melhorar continuamente, monitorizando o sistema de Gestão e os diversos processos. Assim, as operações internas cumprem mais facilmente os requisitos e as expectativas dos clientes. A motivação dos trabalhadores é, também, afectada muito positivamente, aumentando a sua motivação, empenho e compreensão das suas responsabilidades.
  • A norma ISO 20000 é perfeitamente compatível com a norma ISO 27001 (Sistemas de Gestão da Segurança da Informação), o que possibilita novos ganhos de tempo e dinheiro com a integração de sistemas de Gestão e de Auditorias

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