Skip to Menu Skip to Search Contate-nos Mozambique Websites & Idiomas Skip to Content

A SGS é líder técnica mundial na área de análise de células de umidade.

Temos anos de experiência em ajudar empresas de mineração e de engenharia em todo o mundo a documentar o potencial de drenagem ácida mineira (ARD) das suas propriedades. Nossos laboratórios automatizados oferecem serviços completos de testes ARD estáticos e cinéticos, com profissionais altamente treinados, seguindo protocolos de teste fixos para garantir resultados reprodutíveis.

Os testes de células de umidade são projetados para imitar os fatores climáticos na escala de laboratório de forma controlada. O teste determina a taxa de produção de ácidos, a variação ao longo do tempo na qualidade da água lixiviada e, assim, lhe permite desenvolver estratégias de mitigação.

O teste padrão da célula de umidade é conduzido em escala de laboratório. A amostra é submetida a ciclos alternados de ar seco e úmido para simular os ciclos de precipitação. A amostra é embebida por um período de tempo específico com água deionizada. A água se infiltra através da amostra e é então coletada. Este lixiviado é analisado quanto a uma série de parâmetros, incluindo pH, sulfato, acidez, alcalinidade, condutividade e metais (incluindo Ca e Mg). O projeto de teste pode ser personalizado para representar melhor os efeitos da matriz da amostra, aumentando ou reduzindo o tamanho de grãos das partículas ou alterando a forma da célula e alterando a taxa de fluxo.

Células de maior escala podem testar vários parâmetros. A resposta de amostras mais ásperas, mais típicas dos resíduos de rocha, pode ser avaliada. Várias opções de projeto de cobertura podem ser testadas e a eficácia dos sistemas de cobertura na redução de ARD pode ser avaliada. 

Outras opções de projeção de célula de umidade que a SGS pode oferecer incluem a adição de bactérias, a irrigação da amostra, ciclos de temperatura, a variação do ciclo de ar úmido-seco, e a duração variável do ciclo de ar/lixiviação. Dependendo das circunstâncias, podemos projetar um programa de testes para refletir verdadeiramente seu local operacional.

Os resultados dos testes das células de umidade são revisados mensalmente para verificar o progresso e determinar se a lixiviação estendida é necessária. Os testes normalmente são executados de 16 a 24 semanas. Testes de maior duração são executados para avaliar as opções de controle ARD. Tais testes são projetados para fornecer dados para estratégias de mitigação, diminuindo assim os efeitos de ARD. As reações ARD são complexas e a SGS tem a competência técnica para ajudá-lo com a interpretação de seus resultados.

À medida que os minerais de geração e neutralização de ARD são lixiviados, a mineralogia da amostra de lixiviação sofrerá alterações. Os serviços de mineralogia de alta definição da SGS fornecem a caracterização e a documentação dessas mudanças ao longo da duração do teste. A integração de nossa competência em mineralogia ambiental lhe oferece uma imagem mais completa das causas mineralógicas de estratégias de neutralização e potencial ARD.

Todas as amostragens e análises de laboratório da SGS são realizadas de acordo com padrões globais reconhecidos, tais como a American Society for Testing and Materials (ASTM) e a Organização Internacional de Normalização (ISO). Faça uma parceria conosco para garantir que suas necessidades de testes ARD sejam atendidas por especialistas no setor, permitindo que você opere de forma eficaz e ambientalmente responsável.