Skip to Menu Skip to Search Contate-nos Mozambique Websites & Idiomas Skip to Content

Íons de metais móveis (Mobile Metal Ions - MMI) é uma comprovada tecnologia de levantamento geoquímico usada para localizar com precisão profundos depósitos de minérios.

Os levantamentos de orientação MMI são valiosos em todos os cenários de exploração, mas são especialmente recomendados em áreas onde o material não consolidado é transportado a partir de sua área de origem.

Antes da execução de um projeto completo de exploração de MMI™, é importante testar a aplicação da técnica MMI para assegurar que a amostragem e os resultados de testes sejam ideais. Geralmente, um levantamento de orientação projetado adequadamente é feito em pequena escala em uma área conhecida de mineralização, a fim de garantir fortes indicadores. Esses levantamentos comprovarão a aplicabilidade da tecnologia MMI em uma determinada área e ajudarão a determinar os parâmetros de levantamento ideais, especialmente a profundidade de amostragem.

Um levantamento de orientação MMI consiste em um trajeto sobre um alvo determinado, com denso espaçamento do local. Várias amostras são coletadas de cada escavação para amostra. As principais razões para a execução desse levantamento são:

  • Determinar um espaçamento do local que seja denso o suficiente para identificação da mineralização.
  • Identificar quais elementos caracterizam a zona mineralizada.
  • Estabelecer a profundidade adequada abaixo da matéria orgânica viva para a coleta de amostras.
  • Determinar se será realizado conjunto completo da tecnologia MMI.
  • Estabelecer os elementos adequados a serem usados em um pacote reduzido MMI-M, ou se será necessário usar o pacote MMI completo.

As seguintes orientações devem ser observadas para garantir o projeto adequado do seu levantamento de orientação:

  • As amostras devem ser coletadas em intervalos de 15 a 25 m e o espaçamento deve ser reduzido para menos de 15 m quando estiver diretamente sobre a zona-alvo mineralizada.
  • As amostras devem ser coletadas no centro e além do alvo para incluir o teto e o muro da mineralização ou as bordas da zona mineralizada.
  • Estenda a amostragem pelo menos 150 m além das bordas da zona-alvo mineralizada para capturar os níveis de MMI de fundo.
  • São necessárias 25 locais de amostragem e pelo menos 3 deles devem estar sobre o alvo para assegurar uma cobertura suficiente.  
  • Cada local deve cortar transversalmente o perfil do solo em pelo menos 40 cm.

A distância final e ideal entre os locais de amostra será determinada pelo tipo e tamanho do alvo do depósito mineral. Por exemplo, depósitos de ouro localizados em falhas provavelmente terão um espaçamento de amostragem menor que um depósito de cobre pórfiro.

Procedimentos adequados de coleta são essenciais para o sucesso de um levantamento de orientação MMI. Os especialistas da SGS orientarão você sobre nossos protocolos específicos, que são baseados em anos de experiência e pesquisa, a fim de garantir uma apropriada coleta de amostras.

Um Levantamento de orientação de MMI garante que todo o seu levantamento geoquímico de MMI seja adequadamente projetado e, dessa forma, maximiza suas chances de êxito. Os dados do levantamento de orientação de MMI são relatados em partes por milhão e, por isso, uma metodologia apropriada e atenção à clareza são importantes para assegurar dados exatos e repetíveis. Quando realizado corretamente, o levantamento ajudará a garantir a aplicabilidade e a otimização de todo o seu levantamento de MMI da SGS.

A SGS representa uma referência global em termos de precisão e integridade em procedimentos analíticos. Trabalharemos com você para assegurar que seu levantamento seja realizado com o nível de excelência necessário para obter resultados ideais de MMI.