Skip to Menu Skip to Search Contate-nos Mozambique Websites & Idiomas Skip to Content

A geoquímica de Íons de metais móveis (Mobile Metal Ion - MMI) é uma avançada e comprovada técnica de exploração geoquímica para a localização de depósitos minerais. É especialmente adequada para depósitos minerais profundamente enterrados. A tecnologia MMI mede os íons de metais que se deslocam para cima a partir da mineralização até materiais de superfície não consolidados, como solo, sedimentos glaciais, areia etc. Esses íons de metais móveis são liberados do material mineralizado e deslocam-se para cima em direção à superfície. Utilizando cuidadosas estratégias de amostragem de solo, sofisticados ligantes químicos e instrumentação ultrassensível, a SGS é capaz de medir esses íons. Após a interpretação, os dados de MMI podem indicar áreas anômalas.

A SGS é a fornecedora exclusiva da tecnologia MMI™. Temos mais de 15 anos de experiência no fornecimento dessa tecnologia e, como resultado desse comprometimento de longo prazo, somos líderes no mercado na tecnologia de extração de íons e em exploração geoquímica.

O uso da tecnologia MMI traz diversos benefícios para a geoquímica de solo:

  • Poucas pseudoanomalias
  • Anomalias de foco definido
  • Excelente repetibilidade
  • Definição de zonas metálicas e associações
  • Detecção de mineralização profunda
  • Baixos valores de fundo (baixo ruído)
  • Baixos limites de detecção

A tecnologia MMI é um inovador processo analítico que usa uma abordagem exclusiva para a análise de metais em solos e materiais relacionados. Os elementos-alvo são extraídos usando soluções fracas de compostos orgânicos e inorgânicos em vez do convencional ácido agressivo ou de digestores baseados em cianeto. As soluções de MMI contêm ligantes fortes, que separam e seguram íons metálicos fracamente ligados a partículas do solo por forças atômicas pequenas em solução aquosa. Essa extração não dissolve as formas de ligação dos íons metálicos. Por isso, os íons metálicos nas soluções MMI são o componente quimicamente ativo ou "móvel" da amostra. Uma vez que esses complexos móveis e de ligação fraca têm concentrações muito baixas, a medição é feita por ICP-MS convencional e pela mais recente evolução dessa tecnologia, chamada ICP-MS Dynamic Reaction Cell™ (DRC II™). Isso nos permite relatar limites de detecção muito baixos.

A tecnologia MMI utiliza extratantes patenteados. "MMI-M" é uma nova e exclusiva lixiviação que, agora, oferece uma opção para medir a concentração de uma ampla gama de elementos móveis. Com a tecnologia MMI-M, você pode criar seus próprios pacotes individuais multielementos, usando qualquer ou todos os elementos da mercadoria, elementos da rocha hospedeira do diamante, elementos litológicos ou elementos de rastreio. A SGS também oferece limites de detecção aprimorados com o pacote "MMI-ME".

Seja parceiro da SGS e utilize a tecnologia MMI para obter o sucesso da exploração e uma determinação mais precisa da escavação.