Skip to Menu Skip to Search Contate-nos Mozambique Websites & Idiomas Skip to Content

Desenvolvido pela SGS, o EXPLOMIN™ é uma suite de pacotes de marca comercial que oferece a documentação de rotina automatizada de mineralogia, alterações e texturas para uma comparação estatística robusta que permita o mapeamento e manipulação em 3D.

O EXPLOMIN combina mineralogia, definição de domínio, metalurgia e geometalurgia. O valor do EXPLOMIN está em sua habilidade de obter e processar vastas quantidades de dados de mineralogia extremamente detalhados de forma eficiente e econômica.

Este poderoso procedimento automatizado se demonstrará especialmente útil para os que estão em fase de desenvolvimento de recursos e pré-estudo de viabilidade de seus projetos. Procedimentos como vetoramento para minérios, desenvolvimento de fluxograma futuro e definição de domínio geometalúrgico podem ser muito melhorados pela maior precisão e eficiência do EXPLOMIN e pela sua habilidade para rastrear eventos de mineralogia primária e alterações. Ele pode lhe oferecer:

  • Identificação mineral e mineralogia modal
  • Associações minerais e tamanho de grão e abundância
  • Tamanho de partícula, fator de forma
  • Conduta e liberação de três metais
  • Minerais deletérios e parâmetros ambientais
  • Imagens de cor falsa (jpg ou bitmap) para a interpretação textural

O valor do EXPLOMIN

O EXPLOMIN permite a quantificação direta de mineralogia e oferece informações texturais para as imagens. Os dados podem ser facilmente representados em gráficos e avaliados. Esses dados digitais têm muitos usos durante a vida de um projeto.

Os dados do EXPLOMIN podem ser usados para

  • Determinar a mineralogia de um grande número de amostras de forma rápida e precisa.
  • Identificar variações na mineralogia modal ao longo e em profundidade em depósitos minerais ou dentro do solo ou horizontes argilosos.
  • Identificar a variação de textura (isto é, o grau de substituição). (Imagens)
  • Interpretar texturas de rocha em uma amostra (petrografia). (Adição de imagens personalizadas)
  • Quantificar a mineralogia de núcleo, rochas, dejetos ou polpas.
  • Comparar a mineralogia atual de um intervalo de perfuração com a geoquímica do mesmo intervalo.

Pacotes EXPLOMIN

Os produtos EXPLOMIN são um serviço mineralógico agregado. EXPOMIN STANDARD é o produto EXPOMIN de base e oferece, no mínimo, uma planilha EXCEL contendo dados numéricos tabulados. Os resultados técnicos deste produto incluem:

  • Identificação mineral
  • Mineralogia modal
  • Tamanho médio do grão
  • Três condutas elementais *
  • Representação em logaritmo do poço com geoquímica
  • Representação em logaritmo do poço com parâmetros de campo (por exemplo, tamanho do grão, densidade do volume, informações estruturais)

*A conduta é a distribuição de um elemento através das várias fases materiais presentes na amostra.

EXPLOMIN IMAGING é uma opção adicional do pacote EXPOMIN. É uma opção para gerar mapas em cores falsas de texturas de amostras selecionadas, para a inclusão no relatório. As imagens são geradas a partir de seções do núcleo fornecidas ou refugos analíticos.

O EXPLOMIN IMAGING tem valor inestimável na captura visual e gravação de texturas de interesse. Outros produtos técnicos do EXPLOMIN IMAGING incluem a geração de amostras de imagens em cores falsas que podem ser adicionadas na representação em logaritmo do poço do EXPLOMIN STANDARD.

Procedimentos de medição

Os dados do EXPLOMIN são gerados pela Avaliação Quantitativa de Materiais pela Microscopia Eletrônica por Varredura (QEMSCAN), usando a microscopia eletrônica por varredura (SEM) e a tecnologia de espectro dispersivo de energia (EDS) em seções polidas do núcleo ou material esmagado. Aproximadamente 0,5 gramas de amostra (pedaço do núcleo ou material granular) é montado em epóxi em um "disco". Entre 40.000 e 60.000 pontos são analisados por amostra.

Tipos de amostra

O EXPLOMIN pode ser feito em fragmentos de perfuração do núcleo, lascas de perfuração RC, lascas de rocha ou amostras de trincheira, refugos ou polpas geoquímicas. O EXPLOMIN é feito em amostras de "pedra inteira". A crivação, separação mineral e a classificação por tamanho não fazem parte do processo.

O valor do EXPLOMIN está em sua habilidade para fornecer uma mineralogia objetiva de forma eficiente e econômica. O EXPOMIN tem o suporte dos 50 anos de experiência da SGS em mineralogia de processo.

O EXPLOMIN é a sua ferramenta para a mineralogia e definição de domínio. Este poderoso procedimento automatizado, capaz de obter e processar grandes quantidades de dados mineralógicos, foi desenvolvido pela SGS para maximizar a sua vantagem competitiva.