Skip to Menu Skip to Search Contate-nos Mozambique Websites & Idiomas Skip to Content

A difração de raio X (XRD) proporciona a rápida identificação de partículas de materiais, argilas e outros minerais. Ela produz informações detalhadas sobre a estrutura cristalográfica de suas amostras, que podem ser usadas para identificar as fases presentes. XRD é especialmente útil para identificar fases de grão fino que são difíceis de serem identificadas por outros métodos, tais como a microscopia óptica, o microscópio eletrônico de varredura/espectrômetro dispersivo de energia (MEV/EDS) ou avaliação quantitativa de materiais por microscopia eletrônica de varredura (QEMSCAN ™).

No passado, o XRD era tipicamente usado para determinar as configurações de minerais a granel em pedras, argila, minerais, partículas e produtos metalúrgicos. Ele fornece um método semi-quantitativo para determinar as percentagens normativa ou de peso das fases presentes, incluindo a fração de cada fase de mineral que ocorre em suas amostras.

Agora, com o uso de métodos de quantificação Rietveld (análise RIR) e poderosos computadores, os dados XRD quantitativos podem ser obtidos. Modernos detectores de alta velocidade permitem a rápida coleta de dados em um grande número de amostras e a análise de grupo inteiro padrão é usada para diferenciar as populações da amostra.

A SGS utiliza difratômetros de pó, software moderno de computador e um vasto banco de dados de minerais para identificar os padrões de difração experimental coletados das amostras.

Para a análise de XRD padrão, a preparação da amostra é de rotina e os dados são adquiridos de forma eficiente e precisa. A análise XRD é realizada em uma amostra pulverizada e é uma maneira fácil de obter dados mineralógicos para análise química.

Análise XRD qualitativa

Todas as fases identificadas por análise XRD são relatadas e agrupadas em quantidades grandes (>30 %), moderada (10-30 %), pequenas (2-10%) e vestigiais (<2 %). A identificação e a classificação de abundância são baseadas em alturas de pico relativas e estruturas cristalinas de minerais.

Análise XRD semi-quantitativa

Todos os minerais identificados por análise de difração de raio X são relatados e agrupados em quantidades grandes (> 30 %), moderadas (10-30%), pequenas (2-10%) e vestigiais (>2 %). Além disso, as abundâncias de minerais (em % de peso) geradas por análise de XRD RIR (ou Rietveld) são conciliadas com uma análise de rocha total e relatadas.

Especiação de mineral

O XRD pode determinar as fases de minerais específicos presentes em uma amostra. A SGS oferece análise de especiação especializada para determinar:

  • a mineralogia da argila
  • sílica livre versus sílica respirável

Sistemas como o XRD são meras ferramentas– A mineralogia de alta definição é o produto. A SGS é líder do setor em Mineralogia de Alta Definição para a indústria global de mineração e outros setores do mercado que necessitam material detalhado e caracterização de resíduos ou produtos. Os especialistas em mineralogia da SGS asseguram um produto de qualidade e, da exploração de base ao suporte de produção, oferecem um significativo valor interpretativo.