Skip to Menu Skip to Search Contate-nos Mozambique Websites & Idiomas Skip to Content

Os especialistas de SGS utilizam o Teste de Queda de Peso JK para caracterizar amostras de minério, um importante primeiro passo para entender a variabilidade do minério antes de projetar ou otimizar os circuitos de moagem ou prognosticar a produção.

O Teste de Queda de Peso JKTech foi desenvolvido no Julius Kruttschnitt Mineral Research Centre. O teste mede a função da aparência do minério por frações de cinco tamanhos, no intervalo de 13 a 63 mm, a vários níveis de energia (0,1 a 2,5 kWh/t). Os resultados são posteriormente reduzidos a dois parâmetros: A e b  

O dispositivo de Queda de Peso consiste em um sistema para deixar cair pesos variáveis em espécimes de rocha de tamanhos diferentes, a partir de várias alturas. Como parte do procedimento, a abrasão característica da amostra (t a) é também determinada usando um teste de queda.

Estes parâmetros específicos do minério podem ser usados na modelagem e simulação do circuito de moagem, usando o pacote de software JKSimMet. Combinações de esmagamento, moagem autógena (AG, na sigla em inglês) ou moagem semi-autógena (SAG), classificação e moagem secundária podem ser modeladas e simuladas. Os requisitos de energia para o esmagamento podem ser estimados a partir do teste de queda de peso, e os requisitos de energia para AG/SAG podem ser estimados a partir da simulação.

Os resultados podem ser usados para simular plantas em operação para avaliar alterações no tipo de minério, tamanhos de classificação, distribuição por tamanho do minério de alimentação, carga de bolas, abertura do crivo, uso de esmagadores de cascalho, etc. A simulação também pode ser usada ao projetar novos circuitos para examinar várias configurações e refinar a seleção e desempenho dos equipamentos.

Requisitos para amostras de alimentação:

65 kg de minério menos 4" são preparados pela instalação de testes para menos 2 1/2".

A equipe de experimentados engenheiros da SGS conduzirá o teste de queda de peso JK em combinação com outros testes de laboratório e simulação de circuito. O uso de diversas metodologias lhe oferece uma solução financiável incomparável em seu rigor. Entre em contato conosco para otimizar o projeto de fragmentação do seu maciço de jazida.

* Mineral Comminution Circuits – Their Operation and Optimisation (circuitos de fragmentação de minerais, sua operação e otimização), Napier-Munn T. J., Morrell S, Morrison R. D., Kojovic T, Chapter 4, JKMRC Monograph Series in Mining and Mineral Processing 2 (séries mongráficas sobre processamento mineral e mineração 2).