Skip to Menu Skip to Search Contate-nos Mozambique Websites & Idiomas Skip to Content

A abordagem da SGS visa compreender a variabilidade no seu depósito e mapeá-lo utilizando tecnologias comprovadas de moabilidade, tais como a designação da qualidade da rocha (RQD). Em seguida, vamos criar e otimizar a sua moagem e o seu circuito de moagem para processamento e recuperação.

O RQD foi criado em 1964, por DU Deere *. Ele é determinado pela medição da principal porcentagem de recuperação de pedaços do núcleo com mais de 100 mm de comprimento. Um núcleo que não seja duro ou sólido não deve ser levado em conta, mesmo que ele tenha 100 mm de comprimento. O RQD foi introduzido para uso com diâmetros de núcleo de 54,7 mm (núcleo de tamanho NX). Ele é um indicador importante para as zonas de rochas de baixa qualidade. Atualmente, o RQD é usado como um parâmetro padrão na exploração de núcleo de perfuração, e forma um valor de elemento básico dos principais sistemas de classificação de massas: Sistema de classificação de massa da rocha (RMR) e sistema Q **.

O RQD é definido como o quociente:
"RQD = (Sumof10)/Itot * 100%"

Em que (Sumof10) = Soma do comprimento das varas do núcleo com mais de 10 cm
Itot = Comprimento total de execução do núcleo

Tabela de classificação
A partir do índice RQD, podemos classificar a massa da rocha:
RQD Qualidade da massa da rocha
< 25 % muito fraca
25-50 % fraca
50-75 % razoável
75-90% boa
90-100 % excelente

A equipe de engenheiros experientes da SGS utiliza os dados do RQD em conjunto com os testes de fragmentação de escala de laboratório e simulação de circuitos. O uso de diversas metodologias lhe oferece uma solução lucrativa incomparável em seu rigor. Entre em contato conosco para saber sobre a variabilidade do maciço da sua jazida e garantir que seu circuito de processamento irá lidar com a variabilidade do seu minério ao longo da vida do projeto.

* Deere, DU 1989. Designação da qualidade da rocha (RQD) após 20 anos. Relatório de Engenheiros da Corporação de Unidade Militar GL-89-1 dos Estados Unidos. Vicksburg, MS: Estação do canal experimental.
* Deere, D.U. e Deere, D.W. 1988. O índice da designação da qualidade da rocha (RQD) na prática. Em Rock classification systems for engineering purposes (Sistemas de classificação de rochas para fins de engenharia), (ed. L. Kirkaldie), ASTM Special Publication 984, 91-101. Philadelphia: Am. Soc. Test. Mat.
** Diretamente dos contribuidores da Wikipédia, 'Designação da qualidade da rocha', Wikipédia, a enciclopédia livre, 14 de Setembro de 2009, 19:44 UTC, "http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Rock_Quality_Designation&oldid=313944973 "[acessado em 26 de outubro de 2009]