Skip to Menu Skip to Search Contate-nos Mozambique Websites & Idiomas Skip to Content

Você pode confiar na SGS para lhe fornecer uma experiência inigualável na área de projeção, otimização e previsão da produção do circuito de moagem, utilizando ferramentas tais como o teste de índice de potência SAG (SPI®).

Realizado em um moinho de fragmentação em escala de laboratório, o teste SPI mede a energia necessária para executar uma redução de tamanho padrão, e é expresso como um indicador. É uma medida da dureza do minério a partir de uma perspectiva de moagem SAG ou AG.

O teste é um ensaio de lote, executado com 2 kgs de minério em um moinho padrão de 10 cm de diâmetro por 30 cm de comprimento, e que mede o tempo (em minutos) necessário para moer uma amostra de 80% passando 12,5 milímetros até 80% passando por 1,70 mm.

A chave para a aplicabilidade em escala e o sucesso internacional generalizado do teste SPI é que todos os quatro mecanismos de ruptura encontrados no moinho SAG industrial estão representados no teste SPI: 

  • ruptura por impacto
  • eliminação de única partícula
  • ruptura por abrasão
  • compressão autógena

O teste SPI, junto com os dados de trituração de escórias de vínculo, são utilizados no avançado sistema de simulação de moagem da ferramenta de avaliação econômica de fragmentação (CEET) para estudos de projeção, otimização e previsão de produção. O SPI tem a vantagem de exigir uma amostra de baixo peso e é, portanto, adequado para o mapeamento geometalúrgico de depósitos de minério.

O teste SPI tem sido amplamente utilizado nos últimos anos. Centenas de depósitos foram testados a partir de uma ampla gama de produtos e os resultados foram obtidos para um extenso banco de dados de perfis de dureza e variabilidade. Os especialistas da SGS realizaram mais de 25.000 testes SPI em amostras de minério nos depósitos em todo o mundo.

A SGS realiza regularmente o teste de SPI junto a outros testes em escala de laboratório e projetos de simulação de circuitos. O uso de diversas metodologias lhe oferece uma solução lucrativa incomparável em seu rigor. Entre em contato conosco para otimizar o projeto de fragmentação do seu maciço de jazida e maximizar o seu lucro.

Requisitos para amostras de alimentação

Pelo menos 2 kg 3/4" de minério de passagem para a alimentação do moinho SPI (com não mais de 80% passando por 1/2"). São necessários 10 kg para a determinação do índice de esmagamento (Ci).

* Dobby G, Kosick G, and Starkey J, “Application of the Minnovex SAG Power Index Test at Five Canadian SAG Plants”, in International Autogenous and Semiautogenous Grinding Technology 1996, Mular A.L., Barratt D.J., and Knight D.A., eds.,1996.