Skip to Menu Skip to Search Contate-nos Mozambique Websites & Idiomas Skip to Content

A lixiviação bacteriana é um método estabelecido e comprovado para o tratamento de minérios e concentrados de ouro refratário e metais de base em uma configuração de lixiviação de pilha, tonel ou coluna.

A SGS tem a perícia e a experiência para ser líder nas tecnologias de lixiviação BIOX, GEOCOAT, BacTech e ACTIVOX.

A SGS oferece testes de planta-piloto e de laboratório, auditorias e solução de problemas dos processos de lixiviação bacteriana. Os nossos serviços de testes especializados resultam em fluxogramas confiáveis e sustentáveis que melhoram os resultados de suas operações de processamento.

A lixiviação bacteriana oferece um grande número de vantagens sobre o cianeto e outros processos de lixiviação, incluindo:

  • adaptabilidade a jazidas refratárias e de baixo grau
  • custo-benefício
  • tecnologia segura, simples e de eficiência comprovada
  • A oxidação bacteriana acontece a pressão ambiente e temperaturas a partir de 15 graus Celsius
  • Adaptabilidade para jurisdições onde o uso de cianeto é restrito

Na lixiviação bacteriana, certas cepas de bactérias são usadas para liberar o ouro ou metais de base do seu hospedeiro mineral. Elas metabolizam energia a partir da oxidação de ferro ferroso e/ou componentes de enxofre e liberam o ouro ou metais no processo. Isso pode acontecer em uma pilha, tonel ou coluna de minério esmagado ou moído. 

Para trabalhar de forma eficaz, parâmetros como cepa bacteriana, temperatura, oxigênio disponível, salinidade, dióxido de carbono e nutriente de óxido ferroso devem ser estabelecidos e controlados. Testes precisos do seu minério e o desenvolvimento de um fluxograma adaptado à finalidade são essenciais para o sucesso do seu processo de lixiviação bacteriana em escala real. Trabalhamos com você para desenvolver e testar o processo de lixiviação bacteriana que melhor atende às necessidades do seu site e à composição do seu minério.

A SGS fornece serviços de testes independentes respeitados mundialmente, instalações de categoria internacional, equipamentos e perícia técnica para testar uma variedade de processos de oxidação, incluindo processos de lixiviação ambiente, bacteriana e outros.