Skip to Menu Skip to Search Contate-nos Mozambique Websites & Idiomas Skip to Content

Também conhecida pela sigla CIVIO (Contrôle d'Identification des Véhicules Importés d'Occasion) em francês, o conceito foi desenvolvido pela SGS na Costa do Marfim, por sua empresa SICTA, em 1996, em resposta à intenção do governo local de liberalizar a importação de veículos usados no país. A aplicação mais popular desse serviço é a inspeção de veículos usados ("de segunda mão"), sendo importados para outros países.

Desde junho de 2005, além de identificação, a Alfândega da Costa do Marfim tem confiado a avaliação de veículos usados à CIVIO, agora intitulada: “Contrôle d’Identification et Valorisation des Véhicules Importés d’occasion”, avaliação de veículos usados importados.

A função da CIVIO é:

  • Identificar veículos usados importados para determinar marca, modelo e especificação exatos, para estabelecer o documento de registro veicular do país importador, incluindo fotos de todos os veículos identificados.
  • Determinar a categoria do veículo e valor para cálculo de taxas e impostos a serem cobrados pelo Estado.

Os objetivos são o controle de identificação de veículos importados, a fim de garantir a coleta adequada de impostos e estabelecer a conformidade técnica com o técnico local e normas de controle de emissões. A identificação e o controle técnico oferecidos pela SGS são necessários para avaliar os direitos aduaneiros que o importador deve pagar e solicitar o registro veicular.

Esse serviço de inspeção veicular é oferecido pelos Serviços Automóvel da SGS a empresas clientes em todo o mundo.