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Garanta a conformidade da sua gestão de resíduos eletrónicos com o SGS Renovo™, um programa autorizado pelo Governo para realizar o controlo, gestão e remoção de lixo eletrónico e pneus no Gana.

Anualmente, toneladas de lixo eletrónico são descartadas em todo o mundo. Este facto, assim como o crescente volume e complexidade dos resíduos eletrónicos associados à economia moderna, apresentam graves riscos à saúde ambiental.

Para ajudá-lo a gerir o problema do lixo eletrónico, criámos o SGS Renovo Gana, uma solução pronta para apoiar e financiar um sistema de gestão de lixo eletrónico a nível nacional.

Fomos designados pelo Governo para obter o imposto ambiental antecipado em todos os equipamentos elétricos (EEE), assim como pneus especificados na Lei 917, em nome da República do Gana. Também estamos autorizados a realizar inspeções e verificações físicas no país de exportação do EEE e a pneus declarados como usados.

Por que escolher o programa SGS Renovo Gana?

A nossa solução de gestão do lixo eletrónico é dividida em três módulos e oferece:

  • Inspeções físicas: realizadas no país de origem, afim de garantir que o EEE declarado como usado não consiste em lixo eletrónico e que nenhum outro entra no país de destino sem a autorização deste (de acordo com a Convenção de Basileia)
  • Cobrança do imposto ambiental: sobre todos os EEE e pneus importados especificados na Lei 917, transferindo-se os valores para o governo do país de destino, visando garantir um fluxo de receita que financie as centrais elétricas de reciclagem
  • Visando reduzir riscos ambientais e gerar empregos diretos e indiretos, daremos assistência à criação de uma infraestrutura de gestão de lixo eletrónico no país de destino.

A SGS Renovo vai ajudar a garantir que os EEE e os pneus usados remetidos ao Gana não constituem lixo. Todos os EEE e pneus exportados para o Gana especificados na Lei 917 deverão ser registados no Portal do Exportador da SGS.

Com isso, os exportadores poderão:

  • Criar um formulário eletrónico de declaração ambiental, listando todos os produtos que serão fornecidos numa remessa específica
  • Cumprir as normas governamentais referentes ao pagamento do imposto ambiental

Você pode registar, pagar o imposto ambiental e obter o recibo dos certificados na plataforma do Portal do Exportador da SGS

Programa SGS Renovo – autorizado pelo Governo de Gana

Como empresa líder mundial em inspeção, verificação, testes e certificação, a SGS oferece os recursos, a experiência e uma infraestrutura capaz de realizar tarefas vitais para uma eficaz gestão de resíduos.

A implementação do SGS Renovo sublinha o compromisso do Governo do Gana em:

  • Solucionar o problema dos movimentos transfronteiriços de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (WEEE).
  • Reduzir os riscos associados ao fim da vida útil dos produtos que afetam o solo, o lençol freático e a cadeia alimentar
  • Contribuir com um esforço global de reduzir o efeito nocivo do lixo eletrónico, alinhado com um compromisso internacional através da proteção do ambiente assumido por Gana na COP21

O Governo do Gana age através de seu Ministério do Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESTI) e da Agência de Proteção do Ambiente (EPA). O programa vai garantir a cobrança do imposto ambiental pela Alfândega do Gana referente a todos os produtos sujeitos ao programa SGS Renovo. Isso será feito antes do desembarque dos produtos para controlo da alfândega.

Para saber mais sobre a nossa solução de gestão de lixo eletrónico SGS Renovo Gana, contacte-nos ainda hoje.